A estudante de Educação Física da Nova UBM, Alessandra Aragão, de 18 anos, conquistou em Bogotá – para onde viajou no dia 22 – o título panamericano de karatê. Natural de Barra Mansa, a atleta já havia se destacado ao vencer o campeonato brasileiro em 2024 e acumulava experiência internacional após disputar um mundial no Japão. Agora, retorna da Colômbia trazendo uma das maiores conquistas de sua carreira.
“Foi uma experiência única, de verdade. O nível das atletas era altíssimo, as melhores das Américas, e poder estar ali representando o Brasil já foi uma honra enorme. Mas conquistar o título e levar o nome de Barra Mansa junto comigo foi especial demais”, afirmou a campeã. “É um orgulho que não cabe no peito”, acrescentou.
Entre os principais obstáculos da competição, a jovem destacou os efeitos da altitude. “O maior desafio, sem dúvida, foi a altitude de Bogotá. São mais de 2.600 metros de altura, e isso pega demais no condicionamento. No individual, eu senti muito isso, perdi logo na primeira luta. Mas naquele momento, os senseis conversaram comigo e me ajudaram a ‘virar a página’ pra focar no kumitê por equipes”, disse. Segundo Alessandra, a preparação física foi intensa, mas o aspecto mental teve papel decisivo na superação.
Questionada sobre o impacto da conquista, a atleta ressaltou o poder de inspiração para outros jovens. “Eu acredito que mostra que é possível. Eu saí de Barra Mansa, enfrentei dificuldades, inclusive no Mundial do Japão, onde fui desclassificada logo na primeira luta, e mesmo assim continuei. Essa conquista prova que os tombos também fazem parte e que com dedicação, apoio e persistência a gente pode chegar longe. Espero que outros jovens olhem pra isso e acreditem nos sonhos deles também”, disse.
Orgulho
O reitor da Nova UBM, Dr. Bruno Lemos, também celebrou a vitória. “Fiquei muito feliz em saber que nossa aluna do curso de Educação Física, Alessandra Aragão, foi campeã Pan-americana de Karatê. O Karatê é uma arte marcial milenar, que desenvolve a mente e o corpo, estimulando valores como disciplina, companheirismo e autoestima. É uma honra para nós, da Nova UBM, saber que temos uma campeã Panamericana entre nós. Desde o início, vi uma energia nessa aluna que me parecia ter um grande potencial. Por essa razão fui favorável, junto a Controladoria Administrativa e Financeira e ao setor de benefícios, em concedermos apoio a aluna. Parabéns, Alessandra! Que venham tantas outras vitórias”, afirmou.
A estudante relembrou ainda a semifinal contra o Chile, em que precisou decidir a luta. “O placar estava empatado em 1 a 1, e a responsabilidade de decidir ficou comigo. Foi um momento de muita concentração, foco e pressão, mas daquela pressão boa, que a gente gosta de sentir. Consegui vencer e levar a equipe pra final contra a Argentina. E aí, quando veio a vitória final e todo mundo começou a gritar ‘Brasil, Brasil!’, foi espetacular. Uma sensação que nunca vou esquecer”, contou. Para o futuro, Alessandra planeja seguir treinando em busca de novas conquistas. “Quero seguir treinando cada vez mais forte, buscar novas conquistas e continuar representando o Brasil e Barra Mansa em grandes competições”, conclui.
Fale Conosco
labfonia.culturabarramansa@gmail.com
(24) 3029-9365
Praça da Bandeira, s/n - Centro, Barra Mansa - RJ, 27310-080